quarta-feira, 21 de março de 2012

VAMOS SOCIALIZAR O RESUMO DOS ARTIGOS FINAIS DO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL, CIDADANIA E DESENVOLVIMENTO REGIONAL


ARTE E EDUCAÇÃO AMBIENTAL: O Currículo e a Prática Pedagógica do Ensino de Arte no 3º e 4º Ciclos do Ensino Fundamental na Escola Novo Horizonte
Maria Geneuci da Silva Santos
Universidade Federal do Pará (UFPA) - Campos de Marabá/Pa
mariageneucidasilvasantos @yahoo.com.br

RESUMO
Este artigo é resultado de uma pesquisa de campo realizada sobre o tema Arte e Educação Ambiental, a qual analisou a Proposta Curricular para o ensino de arte no 3º e 4º ciclos do Ensino Fundamental desenvolvida na Escola Municipal Novo Horizonte, bem como a relação desse currículo de artes com a E.A através da prática pedagógica dos educadores dessa modalidade de ensino.  A fim de refletir sobre os procedimentos didático-pedagógicos desenvolvidos em sala de aula que viabilizem a emancipação dos sujeitos envolvidos. Os argumentos aqui apresentados giram em torno da premissa de que as transformações dos valores éticos e estéticos modificam atitudes e comportamentos nas relações dos sujeitos com o meio ambiente. A análise feita permitiu compreender como o ensino da arte se distancia da E.A. Para tanto a pesquisa tem como fundamentos teóricos abordagem sobre a importância da educação ambiental, da história da arte e os valores sociais. Tendo como foco, o currículo escolar em arte e tema transversal a E. A e suas implicações culturais. Além de ter como foco de análise o Plano Municipal de Educação, tomando como referência o Parâmetro Curricular Nacional para o Ensino de Arte e a Proposta Curricular Municipal para o Ensino de Arte nos 3º e 4º ciclos do Ensino Fundamental. Como técnica de coleta de dados in loco fez-se observações das atividades do educador de Arte em sala de aula. Finaliza com a apresentação de algumas considerações para a reflexão acerca da mudança paradigmática do pensamento ocidental em direção ao pensamento sistêmico e seus benefícios à educação e à sustentabilidade.
 
Palavras-Chave: Educação Ambiental, Ensino de Artes, Transdisciplinaridade, Sustentabilidade.

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